Os processos criativo do skate e da arte de Diego Rufino

São vários os skatistas que caminham pelo mundo da arte e que fazem com que ideias sejam vistas além das manobras, nas mais diversas plataformas. Tem músicos, pessoas que fazem colagens, artistas visuais etc. 

Nessa pegada, o Diego Rufino sempre foi um que se destacou quando eu pensava na junção de skate e arte. Não só porque ele anda bem pra caramba, mas porque ele sempre foi dedicado de fato a aprender a pintar, fazer cursos, estudar, ir pra cima mesmo da arte. 

Não se engane, não precisa andar bem pra ser um bom artista, nem vice versa. Mas quando isso acontece, é uma surpresa agradável, pois ambos, andar de skate e pintar, requerem dedicação, paciência e tempo, coisa última que nem todo mundo tem ou sabe lidar com ele. 

O Diego soube, sabe, e vem mostrando que esses dois mundos se colidem de várias formas, trazendo mais inspiração pra quem sabe mesclá-los e utilizar o tempo que tem em mãos. 

Salve Diego, tudo bem? Fala um pouco sobre você, sua idade, de onde você é e o que você faz da vida atualmente. 

Salve Filipe, tudo certo por aqui e espero que por aí não esteja diferente! Eu sou de São Bernardo, ABC paulista, E  atualmente estou em alguns projetos, tanto no skate quanto na artes. 

Esse é o Diego. Foto da Foto da Carol Pisenti

Como está o skate atualmente na sua vida? Tem pretensões na carreira como skatista?

Cara, preciso falar desde já que sou meio noia do skate, não tem como! Porém esse famoso sonho de carreira no skate não passa muito na minha cabeça; Minha meta não é viver do skate, mas viver com skate, ter tempo e disposição de manobrar, filmar, estar na sessão com a galera que acho massa. 

E sobre essa sua veia artística, conta um pouco sobre ela. Quando começou a pintar e por que?

O lance com as pinturas ficou intenso após uma lesão no skate. Mas antes de me machucar tinha feito esse corre todo de Enem, todos os cursinhos gratuitos eu fiz. 

Aí em uma bela sessão de skate eu me machuquei. Já tinha me machucado várias vezes, acho que skatista não tem crise em relação a isso, é normal pra gente. Mas dessa vez, como iria ficar uma cotinha parado, fui atrás de conseguir uma bolsa numa faculdade e rolou! Me formei em artes visuais, e adivinha? Fiquei igual no skate, cheio fome de arte rs 

Como você define seu estilo atualmente? O que mais gosta de pintar ou de criar?

Eu curto fazer muitas coisas, porém o que mais produzo são pinturas a óleo sobre tela. Eu piro na textura dessas tintas. 

Alguns trampos do Diego Rufino

Você tem participado de mostras, exposições e galerias? 

Participei de algumas exposições, a última foi o salão nacional de arte contemporânea de Guarulhos.

Essas são pessoas vendo as obras do Diego

Você vê alguma relação entre pintura e andar de skate? 

Total, tanto no skate como no ato de pintar você desenvolve uma técnica e o grande lance é quando tu foge do mundo e entra no seu próprio, aquele mundo longe de crítica e toda comparação e disputa, saca?! 

E nessas você faz ou cria algo único e sincero, você fica presente de verdade no que está fazendo, tanto no skate quanto na pintura . 

O skate te influencia na pintura ou a pintura te influencia no skate?

Se estou andando há muito dias de skate sinto que tenho que pintar e se estou pintando há muitos dias sem parar, o skate me chama e assim segue vida. Acho que não tem uma ordem do que influência o que, mas a necessidade dessas coisas na minha vida. 

Esse é o Diego dando um ollie de back fakie nosegrind – Foto do Allan Carvalho

Quais são os artistas referência pro tipo de arte que você faz hoje?

Puts, se eu citar nomes vai ficar algo gigantesco, todo dia busco referência, tanto na música, na fotografia, no teatro, na tattoo, na dança, na literatura e por aí vai.

Onde quer chegar com a sua arte? Tem alguma ambição como artista?

Trabalhar com arte de onde vim não era uma  opção, nunca passou pela minha cabeça. Então levar essa esperança de lutar pelo seus sonhos para as pessoas da minha quebrada é minha maior ambição. 

Que tipo de skate você considera o mais artístico? Tem algum skatista ou marca ou momento do skate que você acha isso? 

Tem muitos skatistxs arteirxs! Daria para cita vários e várias, e depois iria lembrar de mais gente ainda!

Acredito que no início do skate está cheio de magia e arte e ver uma galera mantendo essa chama acesa é foda demais!

Esse é o Diego e a mãe dele. Orgulho da mamãe e do skate! Valeu Diego!

Deixe um comentário