O skate tem suas trilhas sonoras e, muitas vezes, a gente conhece bandas através de videopartes que ficam eternizadas pela junção da música com as manobras de determinado skatistas. Na semana passada, essa relação foi o contrário.
Uma das maiores bandas do mundo apresentou um skatista em seu videoclipe. Era o Metallica com o clipe de Too Far Gone? apresentando o skatista brasileiro Felipe Nunes como protagonista. A música faz parte do álbum 72 Seasons, o mais recente da banda, e apresenta riffs clássicos que fizeram o Metallica ser gigante no metal.
Ok, talvez não seja esse o espaço para um review musical, mas fato é que nesse álbum vemos um Metallica muito mais próximo de sua essência do Thrash Metal do que já tínhamos vistos em outras experimentações como o St. Anger e afins. Mais devagar, mais “reto”, mas mais legal e mais Metallica, isso com certeza.
Mas falando sobre o que nos convém, que é o skate, O Felipe Nunes tem um peso gigante no clipe. Não é uma ponta ou “ser um dos personagens”, não. O Felipe é protagonista, aparecendo no clipe tanto ou mais que a banda!
Isso se deu por vários motivos. A relação da banda com o skate aumentou pra caramba depois que o Robert Trujillo, baixista, entrou pra banda. Dessa formação, ele é o último a ser adicionado e ele trouxe todo um lifestyle surf-skate, que lhe era bem comum no Suicidal Tendencies, além, é claro, dos contatos desse outro universo. Um exemplo disso é ele tocando no último show de Los Angeles (que tem vários cortes no Youtube) com a camiseta da Alva Skateboards.

O clipe de Too Far Gone foi dirigido por Coan “Buddy” Nichols, que é um dos caras por trás da SixStair que, para quem quer a ligação com o skate, produzia o programa Loveletters to Skateboarding, do falecido Jeff Grosso, para a Vans. Essa ponte foi feita por Marc Reiter, que dirigiu o documentário do Metallica em 2014, o This Monter Lives e em 1998, o Cunning Stunts.
Outro brasileiro também participa da produção: o videomaker Fernando Granja, que filmou várias das manobras do Felipe Nunes para o vídeo, junto dos outros videomakers Dan Stolling (da New Balance) e Chris Gregsson (Blood Wizard). O diretor ainda credita o Davidson Fortunato por ajudar na produção junto do Felipe, ou seja, tem uma crew muito legal envolvida!
O clipe do Metallica saiu hoje, dia 14 de setembro de 2023 e é muito legal! É um marco para o skate mundial, para o skate brasileiro e, é claro, para a carreira do Felipe Nunes. Pode adicionar mais um marco histórico aí, Felipe!
