Existe um Uni.Versus dentro de cada Singular

13 de maio de 2014: Eu lembro exatamente do dia que fui à première do vídeo Uni.Versus da Agacê Skateboards, em 2014, no Museu da Imagem e Som, em São Paulo. Foi uma festa mais que merecida em um pico que não fazia parte do itinerário skatístico de São Paulo. Poderia ser no Cine Olido, poderia ser no Matilha, mas não, já começou diferente aí. A Vibe já tinha feito o Cityzen na Cinemateca, mas a Agacê escolheu o MIS e foi um acerto.

10 de setembro de 2018: Saindo do Cine Olido depois da première do Singular da Plural, eu não pude deixar de pensar no Uni.Versus. Não que o vídeo da Plural não seja bom, muito pelo contrário, acho que o que me fez pensar em outro vídeo é no quão bom foi o primeiro full lenght da Plural. Já vou explicar melhor.

 

O vídeo da Agacê lançado em 2014 tinha como protagonistas: Daniel Marques, Marcelo Garcia, Akira Shiroma, Cotinz, João Miguel e Fabio Cristiano. O time da Agacê era incrível e todo mundo contribuiu para o futuro do skate brasileiro de alguma forma. Até mesmo o diretor, Renato Zokreta e sua linha editorial, acompanhado dos irmãos Eric Veloso e Alexandre Veloso e da direção de arte de Pedro Berengani e Igor Giroto, foram fundamentais para darem o tom que o vídeo precisava ter e que ecoaria nos próximos anos do skate nacional.

 

O skate criativo do Cotinz e as mil partes do Daniel Marques com combos e visões diferentes para os picos já andados no mundo todo foram um respiro em um skate nacional cravado pelo ganguerismo e pelas normas de conduta 90s que imperavam no street skate brasileiro. Caras como Felipe Oliveira e Luis Arroiz, que aparecem no vídeo da Plural de 2018 foram claramente influenciados por essa ótica criativa.

akiracoto

O Cotinz teve parte no Uni.Versus, passou pra pro logo depois e em 2018 editou o vídeo da Plural. O Akira é um monstro, beijo, Akira. 

João Miguel e Marcelo Garcia eram o sangue novo e técnico que agradou os mais críticos normativos do flip in flip out, enquanto Akira Shiroma se consagrava um dos melhores skatistas brasileiros com sua parte no vídeo. Na verdade, depois do Uni.Versus, o Akira foi reconhecido, porque bom ele sempre foi. Essa foi a passagem dele para profissional e o “olá, mundo” que ele tanto merecia.

 

Por fim, Fabio Cristiano fechava o vídeo com maestria, mostrando que o Dragão não envelhece. Ele que passou por uma cirurgia no ombro e mudou totalmente seu lifestyle nos últimos anos, ainda se mostra capaz de andar de skate em alto nível e fazer parte dos melhores times do Brasil. Curioso é pensar que quatro anos depois, o FC fecharia mais um vídeo, mas dessa vez com o Victor Sussekind, com quem compartilhou a parte e uma série de pro models para a Plural. Nos shapes, nebulosas e constelações que, curiosamente, também foram referência no vídeo da Agacê.

O shape do Vitinho da Plural e LITERALMENTE o primeiro frame do vídeo da Agacê (foto do shape via Cemporcento Skate)

Depois dessa análise, vale a reflexão: olha o time da Plural hoje que, além do Adelmo Jr., tem Felipe Oliveira, Luiz Arroiz, Alex Massotti, Victor Sussekind e Fabio Cristiano. O Vitinho já quase foi da Agacê. O FC era um dos principais nomes. E ainda tem a Contraste, que é uma marca irmã da Plural que tem Diego Wanks, Rafa Gomes, Marcelo Garcia e Franklin Morales. O Rafa era outro que quase entrou pra Agacê diversas vezes por causa de seu relacionamento com a Crail Trucks e com a Supa Dist. Quem editou o vídeo da Plural foi o Cotinz. E o vídeo e o time da Plural são ótimos! Dá pra ver a conexão?

WhatsApp Image 2018-09-14 at 15.02.50O time da Plural com Alexandre Neaime, o diretor. 

Claro que outros vídeos e outros times também foram influenciados pelo Uni.Versus da Agacê (e teve também quem não sofreu influência alguma e tudo bem!). Mas indo pra casa depois de ver o Singular, eu não consegui não pensar no Uni.Versus.

Assista  ao Uni.Versus da Agacê agora e espere o Singular sair online para você tirar suas próprias conclusões:

Obs: a Agacê ainda existe e o Cotinz, Daniel Marques e João Miguel (que teve recentemente um pro model pela marca) continuam segurando a bandeira da Supa Dist nos shapes. Procure saber!

Obs2: A PARTE DO MASSOTTI NO SINGULAR!!! Congrats on being pro!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: