Últimos dias do vídeo analógico

 22/10/2012      

     A tecnologia evolui a cada dia e, nas filmagens, a evolução é frequente. As câmeras, cada vez mais sofisticadas, estão usando o computador como base das suas resoluções e, aquela câmera que conhecíamos, de fita, analógica, hoje é quase impossível de ser vista rodando por aí.

       Os vídeos de skate são, também, um exemplo da evolução das câmeras. Hoje, é frequente o uso do High Definition nas imagens e, praticamente, todos os vídeos são HD. Está muito fácil filmar em alta definição, até os celulares tem câmeras de absurdas qualidades. Há, claro, alguns remanescentes das filmagens analógicas, como foi algumas imagens do último vídeo da Real Skateboards – Since Day One, algumas imagens do Join or Die, da 5BORO e, mais recente, o último vídeo da Baker em colaboração com a Thrasher, o Bake and Destroy.

      Os vídeos da Baker são, talvez, os vídeos onde mais você pode ver imagens de câmeras analógicas. O fascínio do principal videomaker da marca, Beagle OneIsm, pelas Sony VX é tão grande que ele faz questão de usá-las em todas as filmas e tem até VX personalizadas com cores da Shake Junt, marca que faz parte da família Baker.

       A Sony VX e suas evoluções, são, na minha opinião, as câmeras mais verdadeiras da história do skate. Todos os grandes vídeos e os grandes videomakers já usaram a câmera e sabem da versatilidade e qualidade que ela tem. Seja pelo tamanho ou pelas suas alças, feitas para a captação de imagens de esportes radicais, a VX não precisa de alteração nenhuma, apenas da lente fish-eye e de um bom videomaker por trás dela em um skate com rodas macias.

       É interessante a comparação das imagens das VX com imagens em HD. As filmagens analógicas, para mim, dão mais aspecto “skateboarding” nas imagens. Não sei se é costume de ver vídeos antigos e achar que são mais “core” que as imagens atuais, ou se é, realmente, um aspecto verdadeiro do skate. Acredito que seja mais pelo costume, porque outros videomakers conseguem fazer mágica com o digital e dar o gostinho de skate que todos gostamos.

       Mesmo com todo o amor pelas imagens de fita, teremos, um dia, que passar todos para o full HD. As fitas das Sony VX estão em sua última linha de produção e, logo, deixarão de ser fabricadas. Este é um sinal dos tempos, as companhias estão vendo que o digital é agora o centro de tudo e estão modificando seu mercado, para atender toda uma geração sedenta por qualidade infinita em suas imagens.

       Para nós, que gostamos de fitas, é um momento definitivo. Teremos de correr para as ruas e captar nossas últimas imagens com a velha filmadora. No futuro, buscaremos sebos e a Internet para novas fitas. Sempre vamos dar um jeito, acho que esse mercado vai ser difícil de morrer, sempre tem aficionados pelo cheiro de fita guardada.  O jeito é se acostumar com o HD e, sempre que pudermos levar a VX com carinho na mala. Boa Gravação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: