04/02/13
Fevereiro de 2014 mal começou e a gente já tem uma notícia maravilhosa: a volta de uma das marcas mais skateboarding de todas, a éS. Claro que estamos felizes, afinal, é muito bom ver uma marca genuína de skate fazendo coisas pelo skate.
Só para contextualizar, em 2011, em decorrência da crise que os Estados Unidos estavam sofrendo, a SoleTech (que comanda a éS, Etnies, Emerica, entre outras), teve que optar por fechar uma de suas subsidiárias. A Emerica estava para lançar um vídeo, a Etnies tinha time até de snowboard, então sobrou para a nossa velha amiga éS fechar as portas e amargurar um longo descanso. O time, que tinha Bobby Worrest, Rodrigo TX, Kellen James e outros caras, foi desintegrado e a marca realmente fechou as portas.
Em 2013, viu-se, somente no Japão, um suspiro breve da éS. Em uma feira de marcas, no ano passado, viu-se um relançamento do modelo Accel, que só foi vendido no Japão, sendo feitas poucas unidades, ou seja, era bem exclusivo. Mas isso não era, necessariamente, o retorno da marca. (leia mais sobre a és no Japão aqui)
Eis que, em fevereiro agora, a éS resolveu voltar. Colocou em seu site, no seu instagram e nas redes sociais que estava voltando para ficar. Todo mundo compartilhou a notícia, obviamente, pois é algo para se comemorar mesmo. Mas… que volta é essa? Quem vai ser do time? Que modelos vão ser lançados?
Pra responder essas perguntas, o Ripped Laces foi atrás dos caras da éS e tiveram algumas respostas, as quais vou traduzir aqui:
– A éS ainda conta com alguns de seus antigos funcionários. O designer de tênis Marmolijo, que já trabalhava para os caras antes, está de volta fazendo os modelos.
– O “relançamento” da marca conta APENAS com três modelos, sendo um deles, um modelo de corrida (mais um híbrido?), um modelo de cupsole e outro vulcanizado. Nenhum deles vai ser remake, ou seja, o Accel não vai ser refeito além do Japão.
– A marca vai ser oficialmente relançada no dia 14/02/14, ou seja, no dia dos namorados, lá nos EUA. Romântico.
– Não tem time. Ainda não foi anunciado nenhum nome para o time.
Então, com essas poucas notícias, dá para ter uma noção que, talvez, essa volta deles seja mais desesperada que, realmente, pensada. É legal ver essa marca de volta, mas que, por favor, venha inteira, não faltando pedaços. De marcas confusas já estamos cheios.