A Roosevelt é do skate

17/12/2014

O polêmico DC Invitational foi como qualquer outro grande evento de skate. Teve quem gostou e quem não gostou. Foi polêmico porque teve tentativa de cancelamento, teve quem não curtiu o projeto de pista da praça, mas, principalmente polêmico porque depois desse evento, os skatistas ganharam sua “pista particular”, limitando o uso do skate somente nesse espacinho e não mais em toda a Praça Roosevelt.

Mas evento assim é bom mesmo para encontrar os amigos. Na hora que o skate rola, todo mundo esquece um pouco dos problemas e aproveita o clima de descontração que sempre existe. A garotada fica mais perto do ídolo e a cada manobra a galera vai a loucura, porque o nível de skate no Brasil é um bagulho absurdo.

Foram montadas arquibancadas na parte de baixo, onde acontecia realmente o evento da DC, mas parecia que os moleques queriam mesmo era andar de skate. A parte de cima da praça estava tomada por garotos andando em todos os lugares. Talvez a maioria deles nem soubesse todos os nomes que estavam andando ali na parte de baixo, mas tanto fazia. O legal mesmo é se reunir para andar de skate, zoar com os camaradas e se divertir mesmo com o pico lotado.

Esse tanto de molecada só me fez pensar: será mesmo que vão conseguir proibir o skate na parte de cima da Roosevelt? Com a skateplaza prontinha agora, vão vir MUITOS skatistas para andar ali. Não vai ter espaço para todo mundo, obviamente, então, aqueles que não encontrarem seu lugar ao sol na plaza, vão perambular pela área acima, claro. Mas e a proibição? No sábado tinha muito moleque, teria que chamar a polícia do Estado de São Paulo inteira apenas para conter o skate ali.

Essa vai ser a próxima discussão: com o skate tendo seu “lugar próprio” na Praça Roosevelt, é legítima a proibição dos demais locais da região? Na minha visão, claro que não, uma vez que o skate é livre. Mas e na visão daqueles que acham que o skate como esporte deveria ter seu lugar? Essa com certeza vai dar pano para manga e veremos ainda essa discussão muitas e muitas vezes.

O legado que o DC deixou é de que muita gente anda de skate e que qualquer lugar é lugar para estar em cima dele. De bom ou ruim, polemico ou não, o DC Invitational mostrou que a Praça Roosevelt é dos skatistas, sem tirar nem por.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: