O skate não esportístico de Josimar Freire

Fazendo matérias aqui pro Trocando Manobras, a gente sempre foca no que não traz o skate como foco. Como você já deve ter percebido, o ato de manobrar por aqui não é o fator principal e o que conta, talvez, é mais o tempo que o skatista passa fora do skate do que de fato manobrando. Com isso, encontramos pessoas que também pensam da mesma forma e acreditam que o skate é só uma porta de entrada para outros universos; como é o caso do Josimar “Gramboy” Freire, que achou na arte uma forma de expressar o seu lado skatístico.

Os trampos do Josimar levam a temática do universo do skate a outro patamar. No último, intitulado Skate não é Esporte, ele “

valoriza o skateboard como uma manifestação cultural e contemporânea que vai muito além de manobras e nível técnico”.

image

Como seu próprio trabalho afirma:
O skate conecta-se com as artes por meio das áreas da fotografia, música, vídeo, design e pintura. Observando com apuro essas produções do meio, podemos refletir o skate como obra e ferramenta que origina um exercício elevado de percepção, interpretação e expressão. Durante as sessões, vivenciamos e dialogamos de forma mais intuitiva com pessoas e situações de todos os tipos, sempre nos reinventando e nos estruturando para estar dentro e fora do universo/âmbito natural do skate.”

 

Trocando uma ideia com o Gramboy, a gente descobriu que, mais uma vez na vida de um skatista desse mundão, o skate foi o pretexto para abrir a porta de outros universos. Segundo ele, “por ele (skate) fui conhecendo mais de música, artes e do cenário underground no geral. Sempre consumi muito os vídeos e revistas, então desde os 9 anos de idade, o skate foi influenciando no que eu queria fazer e produzir. Aos 14, fui envolvido com o Hard Core e na sequência já comecei a pintar, depois veio a música negra, fazer festas e colecionar discos… então no meu trabalho tem todas essas ações que começaram no skate e foram expandindo com outras referências.”

image

O Skate Não é Esporte também deu nome a uma videoparte do Josimar:

Conheça o trabalho do Gramboy Freire e saiba mais sobre sua proposta acessando: http://gramboy.tumblr.com/

image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: