149 (ou mais) pra rua

Os trucks são a alma do skate. São eles quem vão fazer você girar, vão te dar estabilidade ou vão te fazer flipar com mais rapidez. Muito mudou desde os primeiros trucks, que na verdade eram eixos retirados de patins e colocados em tábuas de madeira. Hoje, com diversas marcas, tamanhos e modelos, existe truck pra todos os gostos.

Mas ultimamente tem se notado um fato curioso no street skate: muitos skatistas tem preferido a medida 149mm (que antes pensava ser ideal somente para o vertical ou o free ride) para o seu rolê na rua. Se flipa melhor ou não, se dá mais estabilidade ou se é mais pesado ou leve, é o que vamos descobrir.

Os skatistas mais altos preferem a medida por conta da estabilidade, mas os baixinhos também usam e não reclamam. Então qual a magia do 149mm que muitos buscam hoje em dia nas ruas?

 

Marcos Paulo Frezza (Galo), 30 anos, 1.65 de altura

 “O 149 proporciona mais estabilidade. Nas manobras de corrimão, você mais eixo pra encaixar, te dá mais equilíbrio. Você ganha também o controle do skate, tem mais eixo pra você controlar, sente mais firmeza quando sobe em cima.

No lado negativo pro street, o skate fica mais pesado e dificulta um pouco as manobras de giro. Tem bastante manobra de giro que eu mandava e mando ainda hoje, mas com menos freqüência porque é mais difícil de girar o skate com o eixo 149.

Mas uma coisa curiosa: eu gosto de usar eixo mole e o 149 funciona melhor mole do que o 139. O menor dá mais wheelbite do que o maior. Prefiro o 149 por isso também. Para mim vale a pena, uso shape 8.25 e fica uma medida legal. Menor que essa medida, o skate já fica parecendo um buggie, o eixo fica pra fora e as rodas saltam pra fora do skate.

Uso o Independent 149 Hollow, que é o mais leve. Já usei o Raw, tradicional, mas o skate fica muito pesado. Nunca usei outras marcas nessa medida pra saber qual que é, sempre usei Indy. A vontade surgiu de ver o Dylan Rieder usando skate grande e alto no street. Tem também o fato de que quando eu comecei a andar em bowl, o 149 ajudava. Então é por tudo isso que eu uso hoje em dia essa medida”.

 

Diego Wanks, 28 anos, 1,65 de altura

 “Uso shape 8,25 ou 8,125 e é o que fica na mesma medida do truck, que é um Independent Raw 149. Coloquei pra testar e gostei, mais estabilidade e também porque gosto de andar na pista também em umas rampinhas.

Confesso que eu vejo os ganguero girando tudo e sinto uma invejinha de usar skate menor! (risos) Mas pensa, se o Klaus usa 149, eu deveria usar 119, seria o proporcional. Mas também sei que não vai adiantar nada pra mim, não vou dar fakie flip pivot reverse mesmo se eu por 129 com 7,5. Aí a gente fica no meio termo dando kick sofrido.

Lembro que uma época eu e meus amigos começamos a usar e trocamos tudo na mesma época. Imagino que os caras que eu curto ver andar usem 149 ou trucks maiores, mas nunca parei pra ver video de setup nem nada disso”.

 

Murillo Melo, 29 anos, 1,80 de altura

 “Uso o Independent Titanium 149mm. Já ando de skate há muito tempo e já passei por todos os tamanhos e tipos de eixo que você imagina, marcas, nacionais, gringas, vários. Eu to com 90kg e tenho uma altura que acho legal pra usar o eixo largo.

Pensando friamente, eixo maior tem mais espaço pra grind, é mais estável, tem bem mais equilíbrio. Mesmo que ele seja um pouco maior, dependendo do eixo que você pega, não significa que ele seja mais pesado, então dá pra flipar tranquilamente e as manobras de borda ficam muito mais fáceis.

Eu sempre fui bastante skatenerd e ficava entrando nos sites de skateshops e montava vários setups que eu achava style e ia brincando assim. Uma vez estava usando shape 8.0 com trucks 139mm e estava sentindo muito fino meu setup. Aí decidi aumentar tudo, fui pro 8.25 e pro 149 e não mudo mais, já fazem seis anos isso. Não consigo mudar, me sinto muito bem! Depois que comecei a andar com esse tamanho, percebi que muita gente também usava e acho isso muito style. Ando muito mais na rua e o 149mm não falha.”

 IndyTitanium_Murilo2

 

Nelson Rodrigo de Sousa Cruz, 19 anos, 1.98 de altura

 “Estou usando o Thunder 149mm Mid Hollow, todo vazado. Desde o meu primeiro contato com o tamanho de truck 149 foi incrível, pois para o meu tamanho eu consegui ganhar mais estabilidade e as manobras começaram a responder da forma que eu queria.

Algumas pessoas me diziam que por causa do meu tamanho, usar peças maiores seriam melhor para meu desenvolvimento no skate e via que os skatistas maiores usavam peças maiores também, mas não botava muita fé. Até que um dia, meu amigo chegar de viajem com alguns pares de trucks no tamanho 149, então decidi comprar um porque que estava querendo dar uma modificada, já que eu estava quebrando truck demais do tamanho menor. Também foi muito bom essa experiência, porque eu posso andar tanto na rua quanto em mini-rampas, bowls, entre outros, então desde esse dia não consigo mais diminuir o tamanho de truck”

ThunderMid149_Nelson

 

Leo Fagundes, 31 anos, 1,73cm de altura

“Sou baixinho para os Indy 149, eu acho. Eu decidi usar porque eu ando um pouco mais rápido e os 139 não me davam estabilidade. Quando usei o 149 pela primeira vez, achei mais estável e dá para andar mais rápido e conseqüentemente você usa um shape mais largo também. Demora um tempo pra você acostumar a fazer ele girar mas quando acostuma o bicho pega. As manobras encaixam melhor em borda e em corrimão. Fica bem mais estável!

Um dia eu descobri a medida 8.3 de shape. Aí coloquei com um truck 139mm e ficou uma bosta. Aí o Xapa (Lucas Xaparral) me deu a dica de usar 149mm. Eu tinha visto também o Filipe Ortiz usando, acho que ele e o Xapa tinham visto na gringa a diferença para o maior. Aí usei o 149mm e o mundo ficou mais fácil (risos)”.

Indy_LeoFa

Mário Hermani, 31 anos, 1,68m

“Estou usando o Crail 149 High, pro model do Lincoln Ueda. Escolhi o 149 oito anos atrás, na época por contar com maior área de eixo o que facilita qualquer aterrissagem. Depois de um tempo usando percebi também uma curva maior e a partir daí não quis mais usar nenhum menor

Na verdade essa transição para um eixo maior foi mais por conta da largura dos shapes, o setup mais indicado pra um shape 8,25” é o eixo 149, dai então comprovei que pra velocidade, estabilidade e confiança, quanto mais largo melhor. E quanto às manobras de giro e técnicas é questão de adaptação, cada setup de skate promove facilidades e dificuldades, no meu caso só ajudou”

 

Mas pra quem pensa que o 149 é o tamanho máximo pra se divertir na rua, o Cezanne e o Julinho provam o contrário: 

 

Cezanne Teixeira, 22 anos, 1,82 de altura

 “Uso o Crail Color Logo 152mm High e gosto bastante. Nos meus primeiros anos andando, sempre usava eixo 139 e shape 8.25. Aumentei para 149 sem querer quando pedi p/ um amigo comprar um eixo nos eua e o próprio trouxe errado, porém foi amor a 1º vista! (risos) Usei mais uns três outros 149 e acabei ganhando esse 152 que só acrescentou coisas boas, muito mais estabilidade, me sinto mais confortável e posso usar shapes maiores. Sempre que aumentei foi melhor, não vejo nada de ruim nele.”

WhatsApp Image 2018-04-26 at 16.13.24

 

Juli Freitas, 17 anos, 1,70 de altura

“Estou usando o Crail 160mm Old School. Escolhi essa medida por ter mais estabilidade no skate. Uso shape grande e o truck fica perfeito, me sinto confortável de como fica o formato do skate. Tenho dado bastante manobra que faz bastante impacto no truck tipo slappy nose ou nose manual, então com um truck um pouco maior ajuda.

Acho que foi uma parada em que fui me sentindo mais confortável. O skate ficou na medida mesmo. Bota um 8.5, truck 160mm, roda 52mm e ficou perfeito, tá ligado? Ficou do tamanho certo, truck abertão, prefiro assim. Me senti bem usando mesmo com todo mundo falando que o bagulho é muito pesado, mas nem ligo. Boto mesmo e foda-se.”

Crail160_Juli

 

5 Comments

  1. Boa a materia, legal mesmo o depoimento da galera, unica coisa “triste” é ver varios skatistas brasileiros sem patro de truck e mesmo assim fortalece os gringos aos invéss dos nacionais, sei que indy é indy usei quase 10 anos seguidos, atualmente nacionalizei totalmente meu skate e estou muito satisfeito com a qualidade atual dos trucks e peças nacionais, inclusive maple nacional e rodinhas também, estou feliz e sempre vou manter o skate nacional, só assim mantenho o mercado sério (marcas sérias e comprometidas de verdade) vivo. Me livrei daquela voz 90tista na minha mente dizendo que gringo é melhor, falo isso pq comecei a andar nos 90s e hoje em dia esse pensamento nao deve existir mais.

    Meu truck? Crail 139 model rafael gomes

    Boa TM!

    Curtir

    1. Fala Humberto! Beleza? Obrigado pelo comentário!

      Realmente o mercado nacional está em uma fase onde o produto está melhor do que nunca! Nacionalizar o skate, como você também fez, é uma escolha que muitos estão fazendo sem se arrepender!

      Bela escolha de trucks! Nos vemos na rua!

      #SkateÉSóUmPretexto!

      Curtir

  2. Eu acho que tanto shape quanto truck mais largo ajuda muito pro ollie ficar mais estável, tanto pra pular escada ou pra uns gap longo, ter mais espaço pra arrastar o pé e mais espaço pra cair em cima me da mais segurança e controle.
    To com um shape 9.0 da Lodo e um crail 156mm, mes passado tava de shape 8 e truck 139

    Curtir

  3. Bela materia Maia, parabens !
    No meu caso (boyzao q sou) ja usei td tipo de truck, shape e rodas. Passei 2016/17 usando 149 indy e thunder, shape 8.5 ou 8.3, roda 52, antes com o 139mm variava nos shape 8.125 e .25. Realmente 149 da mais estabilidade e 139 mais “flipaçao”. Hj comprei um indy 144mm, garotinho, o meio termo sugerido tanto pra shape 8.0 à 8.5. Vo manda ss/hardflip ? Num vo. Vo manda smith de bééé no bowl do Pedro Barros, menos ainda, mas oq importa é a pagaçao.
    Abração

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: