129, 139, 144 e 149: Para que serve cada tamanho de truck?

Artes por Tamires Scrimin

Trucks são a alma do skate. Se você precisa de estabilidade, virada, consistência e firmeza, tudo isso você encontra nessas peças. Você pode até estar com um shape diferente, com outras rodas, mas se o truck não for aquele que você está acostumado… Prepare-se para um rolê bem estranho. 

Mas sendo o truck algo tão importante, porque então existem vários tamanhos e alturas? Foi exatamente isso que fomos atrás nesse artigo! Está com dúvidas de qual truck é melhor pro seu rolê? Então continua lendo. 

Conversamos com o mestre dos magos dos trucks brasileiros, o Sergio Bellinetti da Crail Trucks, pra tentar entender onde e quando usar cada tamanho clássico de trucks que a gente conhece. 

Abaixo você vai ver que as marcas não tem uma uniformidade na nomenclatura. Então colocamos os tamanhos que mais correspondem às medidas clássicas de cada marca: 

129mm 

Crail 127mm, 129mm e 133mm
Independent 129mm
Venture 5.0
Thunder 145 
Intruder 129mm
Stronger 129mm
Krux 7.6
Ace 22/02

Das medidas mais clássicas que conhecemos dos trucks, o 129mm é a menor delas. Trucks pequenos para skates pequenos, mas não necessariamente somente para pessoas pequenas. 

Segundo o Serginho, “essa é a medida clássica dos anos 90. Street com roda, truck e shape pequeno. O público dessa medida é mais de street skate técnico, com shape pequeno, fácil de rodar. Tem regiões do interior do Brasil que só compram esses tamanhos menores e aí você vê que na cidade não tem uma pista com transição, que é uma cena mais voltada pra picos de rua, manobras de borda e manual. É um truck perfeito pra esse perfil e perfeito pra andar no solo.

Também são trucks que servem para crianças que estão começando. Um truck 129mm para uma criança de 9, 10 anos, por exemplo, é um tamanho perfeito para começar, mas a Crail ainda vai além: o pro model do Emanoel Enxaqueca é um Hi 127, que facilita curvas em um tamanho pequeno.” 

139mm

Crail 136mm, 139mm e 142mm
Independent 139mm
Venture 5.2
Thunder 147 
Intruder 139mm
Stronger 139mm
Krux 8.0
Ace 33/03

Os trucks 139mm são os mais famosos do street skate. São trucks pra quem não quer um skate muito pequeno e pra quem não quer nada gigante embaixo dos pés. Medida que muita gente diz ser perfeita pra todo tipo de terreno e uma das mais usadas mundialmente, o 139mm é o tamanho seguro pra quem anda na rua. 

“É tipo o tamanho M da camiseta. É o truck mais vendido. A galera tem diminuído os tamanhos dos trucks, voltado a usar essas medidas mais clássicas. Muita gente foi na onda gringa de usar 149mm e se viu sofrendo pra mandar manobras de flip com uma barca. Então o 139mm é de novo uma tendência.

Tenho visto que é a medida mais democrática, virou meio que uma marca esse tamanho”, diz o Serginho sobre os 139.

144mm

Crail 146mm 
Independent 144mm
Venture 5.6
Thunder 148
Intruder – Não tem
Stronger – Não tem
Krux 8.25
Ace 44

O 144 é a medida pra quem usa shapes 8.25 e tem pouco tempo que ganhou força no mercado. Esse é um truck bastante visto nos skates de skatistas de rua que não queriam perder a estabilidade de um eixo largo, nem a facilidade no flip de um eixo menor. É a junção do conforto com a rapidez das flip tricks. Dá pra ser usado tanto na rua quanto nas transições. 

O Serginho fala um pouco sobre o 146mm da Crail, que corresponde a essa medida (lembre-se que cada marca tem seu “nome” pra medida) e sobre fazer tamanhos diferentes.: “A gente começou a fazer medidas quebradas em 2012 e naquela época não tinha nenhuma outra marca que fazia isso com frequência. A gente tem bastante medida porque separamos conforme os tamanhos de shape. Então cada medida dos trucks da Crail servem pra um tamanho de shape específico. 

As grandes e famosas marcas de eixo começaram a fracionar os tamanhos há poucos anos. No nosso caso, fazer tamanhos diferentes foi uma validação daquilo que a gente vivencia. Tínhamos vários tipos de skatistas diferentes no time e para atender a demanda de cada um, enxergamos que era uma lacuna que nenhuma outra marca estava preenchendo na época.”

149mm

Crail 149mm 
Independent 149mm
Venture 5.8
Thunder 149
Intruder 149mm
Stronger 149mm
Krux 8.50
Ace 55

Os trucks 149mm foram introduzidos ao street skate há alguns anos e a gente falou sobre isso aqui no site! Antes, essa medida era mais pra quem andava no vert ou pra quem era bem alto, facilitando a simetria em shapes maiores. Depois, a galera do street percebeu que dava pra usar o 149 com shaped boards na rua ou pra quem estava buscando estabilidade pra pular gaps e andar em corrimãos grandes. 

Apesar de hoje os street skaters terem mais opções para trucks, os 149mm ainda fazem a cabeça de muita gente. Segundo o Serginho: 

“Foi uma onda forte usar esse tamanho de eixo com shapes largos por causa da estabilidade, principalmente com os corrimãozeiros. Você via que o cara estava tendo facilidade usando o truck 149mm, logo você também iria querer usar. 

Hoje essa medida é mais usada para a galera mais velha e pra quem anda em transição, apesar de muita gente na rua usando o 149mm ainda.” 

O Serginho ainda explica a conta que a Crail faz para cada tamanho de truck: 

“No caso dos trucks da Crail as medidas apresentadas referem-se  a área útil do truck ou seja a área de grind.

Portanto pegamos como exemplo a clássica medida 139mm 

Medida da trave = 139mm 

Medida do alojamento das rodas = 67mm 

Comprimento total do truck = 139 + 67 = 206mm

Agora que ja descobriu o medida total do truck vc deve transformar esta medida em milímetros para polegadas pois os shapes são vendidos em polegadas. Então a conta é: medida total do truck dividido por uma polegada ou seja 206 /25,4 = 8,11 polegadas 

Com essa conta, a gente conclui que o truck 139mm é perfeito para um shape 8,1.

Para descobrir qual o truck se adapta melhor a medida do shape a conta é parecida, você inverte o cálculo: 

Exemplo:

Shape 8,0 x 25,4 (1 polegada) = 203,2mm medida total do truck 

203,2 – 67 ( medida do alojamento das rodas = 136,2mm é a media do truck exata para um shape 8,0!”

Essa tabela também é da Crail e te ajuda ainda mais! 

Quer saber quais medidas e alturas a Crail oferece? Entre em http://www.crailtrucks.com/pt/products/trucks/ e conheça a linha completa! Do 127mm ao 160mm, temos certeza que você vai encontrar o truck perfeito pro seu rolê.

E você, qual tamanho de truck e qual marca você usa? Comenta aí! 

Acompanhe a @crailtrucks nas redes sociais e mande uma mensagem pros caras caso ainda esteja com dúvidas! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: