Por que o Japão?

17/09/2013

Um fato curioso acontece no skate mundial: o Japão é um local privilegiado. Muitas marcas soltam seus produtos primeiro lá, fazem premières de vídeos em terras nipônicas e muitas empresas se fixam nesse país.

O fato que chamou a atenção mais uma vez para o país da bandeira do círculo vermelho foi o remake de um dos tênis mais queridos de todos os tempos: o Accel, da éS. Sim, da éS! A marca que, algum tempo atrás fechou suas portas, causando espanto em todo o universo do skate (ninguém esperava, né?), apresentou em uma feira de marcas em Tóquio a volta do Accel, como você pode ver nesta imagem, retirada do site Ripped Laces:

image

No anúncio diz: “O original Accel, como tudo começou”. Mas, o fato é que a éS não voltou totalmente. O Accel é o único model que vai ser produzido neste final de 2013 pela SoleTech e só vai ser vendido no Japão.

Outra marca que saiu do mundo todo para só ser comercializada na Asia é a Gravis. A marca que ficou famosa pela parceria com o skatista Dylan Rieder e seus tênis, no mínimo, diferentes, trancou as chaves do mercado ocidental, mandou o time todo embora e só é vendida hoje no Japão.

Mas, por que o Japão? O que faz esse país ter tantos “privilégios skatisticos”? A explicação pode estar no fato que os japoneses ainda estão muito ligados à cultura dos anos 90, começo dos anos 2000 do skate. Há uma espécie de fetiche dos japoneses em produtos dessa era, tênis e shapes desse período valem muito dinheiro por lá! Mas isso não é o bastante, porque, se for assim, a Gravis não entraria nessa onda, já que é pra lá de moderna. O que faz o Japão ser tão especial? Será a economia? O alto poder aquisitivo? Ou apenas é um local bom para testes de tendências? Não dá para saber. A única coisa que nos resta é a vontade de pegar o próximo vôo para Tóquio para comprarmos tudo que sempre tivemos vontade e não temos mais nas nossas lojas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: