O skate influenciando o stoner rock e o stoner rock influenciando o skate

26/11/2013

O stoner rock, movimento musical que teve seu início no começo dos anos 90 e que foi bastante influenciado por bandas clássicas de rock e heavy metal como Black Sabbath, Pentagram e  Hawkwind, é uma cena toda voltada para músicas cheias de fuzz, cenários de deserto, estrada e, frequentemente, o movimento stoner é relacionado ao skate.

Bandas pioneiras do movimento stoner como Kyuss e Fu Manchu tem o skate na sua essência. No DVD “Sabbia” de Brant Bjork, baterista do antigo Kyuss, ele aparece andando (e muito bem!) de skate em várias cenas, acompanhado de belas garotas em um ditch, que é bem comum para nós skatistas.

E o Fu Manchu então? No clipe de Evil Eye do Fu Manchu aparecem skatistas, isso sem falar da capa do álbum “The Action is go” que é, ninguém mais, ninguém menos, que Tony Alva em um frontside air em alguma piscina californiana. Fu Manchu também é responsável por uma das músicas mais emblemáticas do mundo do skate que é “King of the Road”. Esse nome remete a alguma coisa? O tão famoso King of the Road da Thrasher, com certeza! Eles foram entrevistados pela revista em 1998.

Tony Alva na capa do álbum “The Action is Go” do Fu Manchu. (1997) (fonte: a internet)

Por falar em Thrasher, outro pioneiro do stoner andou fazendo festivais da revista norte-americana. É o Corrosion of Conformity, que tocou em alguns eventos da Thrasher neste ano de 2013 e já foi entrevistado pela revista em abril de 1992.

O Red Fang também tem skate no meio. No clipe da música “Wires”, o bateria John Sherman usa uma camiseta da Stereo Skateboards!

O jogo de skate mais jogado de todos os tempos e mais influente, o Tony Hawk’s Pro Skater também sofreu a influencia do stoner rock. Dentre as bandas desse segmento, estão na trilha sonora da série de games: Planet Caravan, High on Fire, Unida, Orange Goblin e Fu Manchu. Nem o videogame escapou do rock do deserto!

O mundo do stoner foi influenciadíssimo pelo skate e o mundo do skate também. Muitas partes de vídeo têm o stoner rock como trilha sonora. O exemplo mais emblemático não é só uma parte, mas um vídeo todo: o Emerica – Stay Gold é o vídeo que mais tem músicas stoner em seu soundtrack. Black Sabbath, Comets on Fire, Earthless, Dead Meadow, Hawkwind e Graveyard fazem parte da trilha sonora do video. Tá bom ou quer mais? Tem mais! Nos bônus eles ainda colocam uma música do Sleep!

O vídeo da Blood Wizard – Wizard Bloody Wizard tem músicas do Blood Ceremony na parte de Chris Gregson e Boulder na parte de Drew Dezort. O Bake’n’Destroy da Baker tem Black Sabbath na parte de Riley Hawk. No vídeo da Converse – Prevent this Tragedy tem Sleep na parte de Raymond Molinar e Ethan Fowler.

Falando em Ethan Fowler, a banda Green and Wood é dele! Um skatista profissional tem uma banda de stoner! Viu como as influencias não param?

Capa de “Devil’s Plan” do Green and Wood, do skatista Ethan Fowler (fonte: a internet)

Se você ainda não conhece o stoner rock, procure saber. É um som totalmente voltado para a velocidade e liberdade que o skate proporciona. O peso dos graves combina com a agressividade das manobras, fazendo uma combinação perfeita para quem quer andar de skate e sentir o peso da música.

2 Comments

  1. Porra cara,

    Stoner music e skate, me sinto privilegiado em tempos em um skate mecânico regado à wiz khalifa e outras bostas e ainda poder encontrar um artigo foda como esse, dei uma olhada no seu site e muito foda os conteúdos, parabéns pelo site.

    Aproveitando deixo aqui uma banda que meu irmão tem com uns doidos aqui, os temas abordados vão de 1984 de George Owell até a mercantilização do skate.

    ABRAÇÃO.
    MOLOTOV CONSPIRACY

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: