Top 5 acontecimentos bizarros do skate nacional em 2013

04/01/2013

Esse é o primeiro post de 2014, então resolvi começar relembrando alguns fatos do ano passado. Todo mundo tem a mania de fazer listas de fim de ano, né? Pois eu também vou fazer a minha, mas no começo do ano. Em 2013, muita coisa maluca aconteceu com o skate brasileiro e esta é uma pequena lista mostrando alguns desses acontecimentos:

O incidente da Roosevelt: Bem no comecinho do ano de 2013 aconteceu o incidente mais emblemático de treta do ano. Os skatistas tinham retomado seu lugar na famosa Praça Roosevelt no centro de São Paulo (retomado porque antes de reformarem a praça, os únicos que habitavam ali eram skatistas e os nóias, mas essa parte dos nóias a gente releva). Com isso, gerou-se uma polêmica de quem deveria utilizar aquele espaço, uma vez que o local estava tomado de skatistas e eles (nós) estariam “depredando” (aos olhos alheios) o local, quebrando bordas e corrimãos. Mas o incidente que realmente marcou o ano foi a chave de braço do Guarda Municipal à paisana em um skatista durante uma discussão do uso do espaço. Esse fato, filmado e registrado, repercutiu muito e gerou muito pano pra manga para ambas as partes. Reuniões de moradores da região, polícia e skatistas foram a chave para resolver o problema da Roosevelt. O Guarda Municipal da situação foi retirado do cargo e os skatistas tem sua área determinada na Praça agora para andarem.

A capa da Vista 50: Uma capa com arte em vez de manobra já gera polêmica. Se essa arte tem dois skatistas homens aparentemente se beijando, então, já viu, né? O assunto rendeu e os skatistas tiveram que, mais uma vez, discutir a questão da homofobia e do machismo do esporte. Infelizmente a revista trouxe uma polêmica barata pois não exploraram o assunto dentro da edição, que também teve muitos erros de texto. Jogaram a merda no ventilador, atingiu um monte de gente, mas sem conteúdo, uma pena. (Veja minha resenha dessa edição da Vista)

A capa da IstoÉ: Um garoto, um skate em uma mão e uma arma na outra. Ah, chamaram a gente de marginal, de novo? Se fosse uma revista especializada no assunto, talvez não geraria tanta polêmica, mas por se tratar de um veículo de comunicação de massa, a Istoé errou feio em associar nosso esporte com a criminalidade. (Eu também falei desta edição)

O segundo incidente da Roosevelt: Quando uma discussão esquenta, o jeito mais tranquilo de resolver as coisas é trocar ideia, certo? É, não foi muito bem o que aconteceu com o dono de uma marca de trucks de São Paulo e uma skatista na Praça Roosevelt. As conversas sobre “sua mina é gostosa” e “você é lésbica” iniciaram uma discussão que terminou em algumas truckadas na cara da garota, repercussão nacional e um pedido de desculpas lamentável por ter trazido a tona a questão da bebida.

A propaganda da Nike das chuteiras que servem pra andar de skate: A Nike lançou um model de tênis que parece uma chuteira. Até aí tudo bem, porque, se formos lembrar, o Gino Ianucci andava de chuteira de futsal bem antes de existir a Nike SB. Mas aí, em 2013, lançam esse model que parece ser mais do Ronaldinho Gaúcho do que qualquer outro cara do mundo. Se não bastasse o lançamento americano ser junto, realmente, de uma chuteira de futebol, em um campo de futebol (com o Alex Olson SUPER feliz nas fotos), a Nike Skate Brasil fez uma propaganda totalmente, incrivelmente, absurda. Prontinha pra passar na TV, a propaganda intitulada “nas 4uadras” começa com os caras falando e termina com uma par de slow motion pra agradar a molecada. É, deve ter agradado a molecada, porque pra mim só faltou aparecer no final: “estamos fazendo milhões e fechando empresas core, junte-se e jogue bola com a gente!!!”

E você? Lembra de algum outro acontecimento bizarro? Comenta aí e me ajude a recodar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: