A arte audiovisual skatística de Alexandre Veloso

Quando vemos um vídeo que não se limita apenas às manobras dadas ou à combinação skate+trilhasonora, nós facilmente temos nossa atenção voltada àquilo. É prazerosa a sensação de ver que o “mais do mesmo” seja, dessa vez, algo diferente.

O novo projeto de Alexandre Veloso intitulado “storyteller” é exatamente assim em seu primeiro episódio. O contador de histórias aqui é o Alê e sua visão através das Sony VX1000 nos relata mini-universos pessoais e conta casos de amor, ódio, lembrança e retorno, como no caso do próprio autor, que voltou ao skate após um breve hiato. Para o Alexandre, “a gente não é nada sendo o que não é”. E ele ainda completa:  “Eu sou o que sou e preciso levar isso para a luz do dia real”.

No vídeo “nada.” estrelando Akira Shiroma, podemos ver skate, ouvir poesia e sentir a energia da sincronia do videomaker e do skatista, que trocam lugares e estendem o ato de filmar para outros níveis. A linguagem dos vídeos precisa da VX1000. Como o Alê conta, “além dela ter a peculiaridade da Mk1 e da captação de áudio, os skatistas tem uma relação afetiva com a imagem dela muito forte. Crescemos vendo vídeos de vx, pelo menos a nossa geração, e quando vemos um vídeo filmado com essa câmera o subconsciente ativa a memória daqueles primeiros 411VM que despertaram nossa curiosidade por vídeos de skate.”

Para completar, você ainda tem no áudio o poema Tabacaria, de Álvaro de Campos, que parece conversar com ambos agentes ativos do vídeo, tanto o Alexandre videomaker quanto o Akira skatista. “Eu tornei meu insta pessoal o do projeto, justamente por isso, vejo uns instas de projetos de skate e parece q começa a ficar uma obrigação postar coisas de skate, stories de skate, fotos de skate. É legal, mas, eu pelo menos, busco outras coisas na vida além do skate e quero mostrar isso com o projeto também. Mostrar ideias que talvez nunca verão a luz do dia, que eu não sou nada, sou igual a qualquer um q está ali vendo, sou normal. E é nesse ponto que ele (o poema) conversa comigo e com o Akira”

Veja aqui o primeiro vídeo do @thestorytellerstories com Akira Shiroma:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: