O Crailers é mais que um vídeo de skate

Rolou no dia 02 de julho em São Paulo a première do Crailers, o mais novo vídeo da Crail Trucks. Foram quatro exibições no Matilha Cultural e muita gente apareceu pra prestigiar o terceiro vídeo da marca, mas o primeiro em mais de 15 anos.

Poderia ser essa mais uma première comum de vídeos de skate, assim como acontecem várias no calendário brasileiro. Mas pra falar do Crailers, a gente tem que contar uma história que não começou e nem terminou ontem. Pra falar do Crailers, a gente precisa falar da Crail.

 

Sobre a Crail

Há 29 anos o Sergio Bellinetti começava um negócio improvável no skate brasileiro: uma marca de trucks. A Crail surgiu da necessidade de se fazer um mercado mais nacional em meio a tantas cópias que existiam por aqui no fim dos anos 80, então o Serginho decidiu apostar. A primeira crise não demorou nem seis meses: o Plano Collor veio varrendo o Brasil e a Crail já sentiu o primeiro baque aí. Resultado? Só aumentou a vontade de fazer acontecer.

Como a Crail não desanimou, os trampos continuaram. O primeiro full lenght da marca veio em 1997 com o “Year Ninety Seven”, que tinha Rogerio Mancha, Andre Hiena, Leandro Gringo, Cris Mateus, Lucio Mosquito e Sandro Sobral. O segundo sai em 2001, resultado de uma tour que visitou o sul brasileiro, chamado “3 Pontos”. Nessa época, tudo estava acontecendo pra Crail: World Cups, time aumentando, vídeos, novos designs de trucks e muito mais. O começo dos anos 00 foi fundamental pro fortalecimento da marca e pra consolidar a Crail como uma das maiores marcas brasileiras de todos os tempos.

O Crailers, terceiro vídeo, só veio ontem, mas isso não quer dizer que a Crail não trabalhou com vídeo nesse tempo todo. Rolaram colaborações com crews e dessas parcerias surgiram os vídeos BEATS, DSAL, Sinergia e Tropicalients. A Crail também inovou em peças, comunicação, time e muito mais. Sabia que a marca foi a primeira do mundo a lançar um pro model de trucks de uma mulher? Leticia Bufoni assinou um par de trucks em 2014!

Mas foi só em 2019 que o Crailers, projeto que já estava sendo anunciado há anos, saiu do papel e foi para as telonas.

 

Sobre o Crailers

O vídeo, filmado e dirigido por Eric Veloso, teve seu início há mais de 5 anos. Pra quem tem a memória boa, já tinha anúncio na Revista Cemporcento Skate anos atrás falando sobre o vídeo. Era outro time, outras ideias, outros rumos que a empresa e que as pessoas ali estavam tomando. Ninguém imaginaria o que viria a seguir.

Nos anos seguintes, Sergio Bellinetti e cia viram assombrosas notícias, dentre crises internas e externas e suas consequências. Viram o time diminuir, as datas se estenderem e os ânimos gerais ficarem mais contidos. O Crailers teve que ser adiado algumas vezes por questões que ninguém estava esperando. Demoraram alguns anos para a Crail sair do olho do furacão e poder enxergar um céu azul limpo para alçar vôos contidos mas sinceros de uma marca que continuaria a fazer acontecer em terras brasilis.

Dentre rumores de que a marca estava falindo ou que até mesmo já tinha deixado de existir, a Crail nunca parou. Enxugou, reestruturou e trabalhou duro nesses anos passados para que os sonhos e vontades não diminuíssem e para que as pessoas envolvidas conseguissem viver e fazer aquilo que mais amam que é andar de skate.

02 de julho de 2019, enfim, o Crailers saiu com partes de Mario Hermani, JN Charles, João Miguel, Emanoel Enxaqueca, Lincoln Ueda, Otavio Neto, Marcelo Garcia, Daniel Marques, Alexandre Cotinz, Fabio Castilho, Marcelo Gouvea, Nilo Peçanha, Guilherme Trakinas, Rafael Gomes e os amadores da marca. Um vídeo bonito, bem feito, nacional e sincero, como a Crail sempre foi.

0507-2019-112543739612762782819
O Eric Veloso foi o diretor do vídeo e estava bem animado! (Foto: José Henrique)

Para o Crailer Mario Hermani, que estava bem emocionado após ver o vídeo pela primeira vez, o Crailers é mais que mais uma videoparte em sua carreira: “Foi muito emocionante. É a realização de vários sonhos dentro de um objetivo só e esse objetivo até tem uma relação de marca e de mercado. Mas, ao mesmo tempo, não tem nada a ver na hora que sai, na hora que você vê o resultado ali na tela. São pessoas apaixonadas fazendo o que gostam e o resultado final é muito mais especial do que qualquer coisa que vem paralelo a isso”.

O Cotinz já tinha visto o vídeo antes, mas disse que o que mais curtiu foi ver os caras que tem pouca parte. “Tem pouca parte do Marcello Gouvea que mostra o skate dele de verdade, então foi da hora ver a dele! O Castilho também, puta que pariu! Jean Espinoza, meu deus! As partes do Dodô e do Daniel são a mesma coisa de sempre mas pelo amor de deus, obrigado por isso, ainda bem que é assim!”

0507-2019-113798639625311706359
O Cotinz também falou com a Cemporcento. Confira a cobertura da Cem aqui (Foto: José Henrique)

Para o Serginho, dono da marca, as reações pós-lançamento foram as melhores possíveis e os planos não pararam no Matilha: “A gente percebeu que vendo o conjunto da obra, ver todas as partes numa tela grande em um som legal, cria uma experiência muito foda, dá um impacto. Eu fiquei vendo a reação das pessoas e realmente foi muito legal, tinha gente cantando, vibrando, fazendo careta. Isso deixa a gente muito animado! Ali foi só emoção.  

A gente quer fazer outras premières com os principais parceiros, lojas ou lugares que tem skatistas que a gente ajuda e que ajudam a gente. Lojas que são parceiras da Crail, muito mais do que só fazer negócio, a gente quer ir pra esses lugares por consideração. Não é nem uma questão comercial, é uma questão de relação mesmo.

A sensação é a melhor possível, estamos bem animados com isso!”

 

O Crailers vai ter outras datas e locais no Brasil ainda esse ano. Mas enquanto você aguarda o vídeo passar perto da sua casa, assista ao primeiro teaser:

 

 

 

 

 

 

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: