Manobrados

Toda manobra que a gente faz com um skate, seja ela no solo ou em alguma superfície diferente, faz uma marca diferente no shape. Se você dá um tailslide, seu tail fica marcado. Se anda no corrimão com a parte do meio, mais outra marca. E ao final de uma sessão em que você deu várias, seu shape está cheio dessas talhadas. 

Pensando nisso, o editor-chefe da Revista CemporcentoSKATE, Douglas Prieto, que antes de tudo é skatista e isso é importante dizer, criou o projeto @manobrados, que realça não as marcas do shape, mas as marcas no shape. 

Tem shape do Gonz, do Pedro Barros, da Pipa Souza, do Felipe Felix… De uma porrada de gente legal e todos eles tem marcas totalmente diferentes umas das outras. Para entender melhor o projeto e o que essas marcas dizem sobre o skate das pessoas, trocamos uma ideia com ele. Se liga: 

Trocando Manobras: Como começou essa ideia de ter um projeto com shapes manobrados por outras pessoas?

Douglas Prieto: Eu não pensei em fazer isso de primeira. O shape que começou a história é um do Tom Knox, que o Bam (Allan Carvalho) pegou, já que ficou junto dos caras da New Balance em uma tour que fizeram por aqui. O Tom deu o shape para ele usar, ele ficou um tempo com ele e não sei muito bem o porquê de eu querer guardar esse shape, acho que pelo fato do Tom Knox ser um skatisa foda. 

A ideia surgiu a partir de guardar esse shape, caiu esse na minha mão por acaso e segui com a ideia de guardar shapes de pessoas que eram boas. É um shape da Isle, com um adesivo da Dime.

O Isle do Tom Knox, manobrado por ele pelo Allan Carvalho

As marcas no shape dizem bastante sobre o rolê da pessoa. o que as marcas do seu shape atual estão dizendo sobre o seu rolê?

Meu shape tem durado muito e praticamente troco porque a lixa fica velha. Meu shape tem basicamente duas marcas, no meio do rock de front e no tail, do taislide de front, que são as manobras que consigo dar. Praticamente, ultimamente, todos tem as mesmas marcas nos mesmos lugares, essa é a realidade do meu skate atual (risos). 

Essas marcas, ou a falta delas, te incentivam a dar outras manobras? 

Incentivam! Às vezes olho pro shape e penso em querer marcar de outras formas. Por exemplo, dar rockslide back para marcar o meio do shape de forma uniforme… Já o tail de back não é tão fácil, porque dar ela não é tão simples assim (risos). 

De vez em quando, dou uns tailslide com o nose para estragar e não ficar tão lisinho! 

De quem é o manobrado que você gostaria de ter? o que você acha que as marcas no shape dessa pessoa te mostrariam?

Para sonhar alto, bem alto, gostaria de ter algum manobrado pelo Jason Lee ou pelo Gino (Iannucci). Mas tem caras que são mais próximos e se eu fosse atrás, eu conseguiria ter, tipo o (Pedro) Iti, que acho muito dahora, o Pedro Biagio, o Wilton (Souza)… Tem muito cara daqui do Brasil que eu gostaria de ter o shape e é só questão de trocar ideia e encontrar o cara para pegar o shape. Com esses nomes eu ficaria feliz. 

O que você acha que as marcas no shape dessa pessoa te mostrariam?

Puts, os caras dão todas, acho que não dá pra identificar. 

Eu gosto quando o shape está quebrado ou trincado. Quando não estão, fico pensando que alguém podia usar o shape mais uma ou duas vezes… Quando ele está trincado, fico com menos peso na consciência de estar guardado! 

De quem é o manobrado mais diferente que você tem?

Um Birdhouse, que não é uma marca tão comum por aqui, model da Lizzie Armanto e quem usou foi o Felipe Nunes. Esse aí junta bastante coisa legal. 

Felipe Nunes e o shape da Lizzie, da Birdhouse

Acho que o do Fabio Cristiano é muito legal, que é só o tail e o nose de um Plural que ele me deu. Por coincidência ou não, é do cara mais diferente de todos que tem ali! 

FC sendo FC

Guardar shapes é algo que precisa de espaço. onde você tem guardado esses manobrados?

Não são todos aqueles que tenho fisicamente. Tem alguns que as pessoas só mandaram a foto e me prometeram me entregar quando nos encontrarmos, mas por enquanto só tenho a imagem. Tem um Krooked do Mark Gonzales, um cruiser, que o Savone da Adidas me mandou quando soube do projeto. Aquele sei que não vai vir pra mim fisicamente, por motivos óbvios! (risos) 

Eu não tenho espaço para guardar todos, então foi uma forma legal de reunir mais pessoas no projeto. Deve ter uns 60 no instagram mas tenho uns 40 fisicamente. As pessoas que convivem comigo entendem, porque sabem que estou nisso há muito tempo.

Mas realmente é uma coisa que só os bem próximos entendem. Quando estou com o depósito aberto e passa um vizinho, deve pensar que estou juntando lixo, mas é a coleção dos manobrados. 

A maioria desses shapes é popsicles ou tem algum shaped board?

Todos são popsicles. Aliás, fui numa sessão que estava o Jean Spinoza e ele estava andando com um shape com tail grande e nose pequeno e fiquei com vontade de ter esse no manobrados, mas vou pedir depois porque estava novo. 

Lembro que pedi para o Marcello Gouvea um que era um model diferente também… Vão ter shapes diferentes em breve, tenho certeza! 

Qual o futuro do projeto? será que algum dia a gente vê esses shapes expostos por aí? 

Muita gente me disse que eu tinha que fazer e tenho vontade de montar uma exposição física um dia. O projeto começou em 2019 e depois veio a pandemia e não aconteceu mais nada em espaços físicos, né? Mas em breve podemos colocar alguns na parede, fazer um zine, contar uma história… 

Uma vez escrevi sobre as marcas mais importantes do skate, é um que eu acho muito legal porque realmente existe um culto às marcas e claro que elas são importantes, são elas que fazem o skate acontecer. Mas acho que a marca mais importante no skate é a marca que a manobra talha no shape! 

Boa, queremos ver essa expo! 

Ah, deixa eu só agradecer o Gui Theodoro por fazer as artes do insta, recortando as fotos, deixando bonitinhas. E continuo querendo shapes de amigos e pessoas com histórias legais, não precisa ser necessariamente pro models… É legal ter do TX mas também é legal ter o do cara que anda de skate comigo há 30 anos. 

Siga o projeto de Douglas Prieto, o Manobrados em instagram.com/manobrados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: